Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Segunda-feira, 12 jun 2006 - 06h12

Tempestade Alberto se intensifica e se aproxima da costa da Flórida

Às 06h00 (Hora de Brasília), o centro Nacional de Furacões, NHC, dos Estados Unidos, informou que a tempestade tropical Alberto se intensificou ainda mais durante a madrugada.

Avisos de tempestade foram emitidos e abrangem a costa oeste da Flórida, desde Englewod até Indian Pass.

Em seu boletim número 9, o NHC dava conta de que a Alberto, a primeira tempestade da temporada de 2006, localizava-se próximo às coordenadas 26.2 N e 87.2 W, aproximadamente a 445 km ao sul-sudoeste de Apalachicola, na Flórida.

Alberto move-se em sentido norte-nordeste com velocidade de 13 km/h e um gito em sentido nordeste é esperado nas próximas horas.

De acordo com o último modelos de previsão numérica (acima) , Alberto deve tocar a costa oeste da Flórida nesta terça-feira.

Os ventos sustentados da tormenta aumentaram significativamente nas últimas horas e atingem agora a marca de 85 km/h, com violentas rajadas.

Segundo cientistas americanos, Alberto deve ficar ainda mais forte nas próximas horas. Neste momento os ventos com intensidade de tempestade tropical chegam até a 370 km desde o centro do sistema. Tornados isolados são possíveis de ocorrer ainda esta noite sobre as regiões centro-oeste e noroeste da Flórida.

Chuvas torrenciais de até 250 milímetros acumulados são esperadas nas próximas 24 horas nas regiões central e norte da Flórida e sudeste da Geórgia.

A pressão barométrica também diminuiu durante as últimas horas e atinge agora a marca de 1001 hPa (hecto-Pascais).

A foto mostra a tempestade Alberto no dia 11 de junho de 2006, como captada pelo satélite GOES-9.


Clique aqui e saiba tudo sobre furacões:
Escala Saffir-Simpson, Formação de um furacão, diferenças entre tufões, furacões e ciclones, imagens atuais da região das tormentas e muito mais.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates