Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Terça-feira, 2 jan 2007 - 08h27

Ciclone Tropical Clóvis se aproxima da ilha de Madagascar

Sem ter a mesma atenção dos meios de comunicação que seus similares no Atlântico Norte e Pacífico Ocidental, os ciclones tropicais formados sobre o Índico também representam grande ameaça à vida e navegação.

O ciclone tropical é um termo genérico, dado a um sistema não-frontal de larga escala, baixa pressão e convecção organizada e que se forma e desenvolve sobre águas tropicais ou sub-tropicais. Da mesma forma que os furacões e tufões, seus ventos sustentados também podem atingir mais de 249 km/h.

Nesta época do ano é comum a formação de ciclones tropicais que se deslocam em sentido oeste rumo à costa da África, em especial à Madagascar, Ilhas Reunião, Seicheles, Comores e Canal de Moçambique. Também são comuns os ciclones que se aproximam da Austrália.

Por ser uma ilha de grande extensão e se situar no corredor das tempestades, Madagascar é alvo frequente dos ciclones que chegam à região pela costa leste e norte. E as tempestades já começaram.

Formado há dois dias sobre as águas quentes do oceano Índico, o ciclone tropical Clóvis é o segundo grande sistema de baixa pressão que ameaça a Ilha nos últimos dias. Há duas semanas. Madagascar foi alvo da força do ciclone Bondo, que avançou pela ilha desde o extremo norte.

Em boletim emitido às 06h00 da manhã desta terça-feira, o JTWC, Centro Conjunto de Alertas de Tufões, dava conta de que Clóvis se localizava sobre as coordenadas 19.8 S e 51.2 E, aproximadamente a 390 km a este-sudeste de Antanarivo, capital de Madagascar. O ciclone ruma em sentido sudoeste a 12 km/h.

Modelos numéricos de previsão, visto aciam, mostram que Clovis deve atingir a porção sudeste da ilha na tarde de amanhã, com ventos estimados em 119 km/h, próximo à categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos ventos dos furacões e vai até 5. No momento deste boletim, os ventos da tempestade eram de 144 km/h, com rajadas marcando 180 km/h.

Fotos: Na extrema superior, a imagem de satélite mostra o ciclone Clovis, já com todas as características físicas de um furacão. Acima o modelos de previsão mostra o caminho previsto de deslocamento e impacto da tempestade.

Saiba tudo sobre os furacões e ciclones. Cique aqui !







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco