Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Furacões
Sexta-feira, 23 nov 2007 - 15h09

Fipilinas declara alerta máximo com aproximação do Tufão Mitag

O tufão Mitag se aproxima cada vez mais das Filipinas e a região de Bicol, ao sul de Manila, já começou a sentir seus efeitos. O avanço da tempestade provocou enchentes na ilha de Catanduanesa, que fica cerca de 40 quilômetros a sudeste de Luzon. Pelo menos cinco cidades foram totalmente isoladas e foi decretado estado de calamidade pública.

Mitag ganhou força nas últimas 24 horas e se desloca com ventos sustentados de 175 km/h e rajadas de até 210 km/h. O tufão se movimenta com direção oeste, a uma velocidade de 15 km/h. As informações foram divulgadas no último boletim no início da tarde, pela Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos (Pagasa).

O sistema está perto de se transformar em "supertufão" com ventos superiores a 220 km/h.

A expectativa é que Mitag alcance as Filipinas na madrugada deste sábado. O governo já ordenou a evacuação das áreas de risco. A península de Bicol, ao sul de Manila, deve ser mais afetada pelo tufão e será evacuado 1 milhão de pessoas.

Na capital Manila, todos os vôos locais foram cancelados, e as equipes de emergência reforçam com estruturas metálicas grandes placas de publicidade que poderão ser arrancadas pelos ventos intesos.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles