Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Quinta-feira, 22 nov 2007 - 09h15

Novos tufões ameaçam no Pacífico ocidental

Ao contrário da temporada de furacões do Atlântico Norte, a temporada nas bacias índica e pacífica continua em plena atividade, com ciclones e tufões causando muitos prejuízos e fatalidades, como foi o caso do ciclone Sidr que atingiu Bangladesh nos últimos dias. Agora é a vez das Filipinas e Vietnã, que deverão experimentar a força de dois tufões em atividade nas águas quentes do Pacífico.

O mais intenso dos tufões é Mitag, que ruma diretamente para o norte-nordeste das Filipinas. Imagens de satélites recebidas na manhã desta quinta-feira mostram o sistema localizado sob o Mar das Filipinas, sobre as coordenadas 14.5N e 128.6E, aproximadamente a 900 quilômetros a leste de Quezon City, no leste do país. No momento das imagens Mitag sustentava ventos de 162 km/h com rajadas atingindo 185 km/h. Mitag é um sistema de médio porte e de acordo com dados fornecidos pelo JTWC - Centro Conjunto de Alertas de Tufões - deverá atingir a porção de terra das Filipinas no próximo domingo dia 25, com ventos estimados em 190 km/h e rajadas que poderão ultrapassar 245 km/h. Além dos intensos ventos, as Filipinas deverão receber mais de chuvas torrenciais de mais de 120 milímetros em praticamente toda a região norte do arquipélago.


Tufão Hagibs
Do outro lado das Filipinas, outro tufão, Hagibis, ameaça a região asiática, mais precisamente a costa do Vietnã.

Menos intenso que Mitag, Hagibs se localiza sobre o Mar do Sul da China, acima das coordenadas 10.7N e 112E, aproximadamente a 420 km do sudeste de Phan Rang. As imagens de satélites mostram que bandas externas do sistema já cobrem todo o Vietnã, desde o delta do Rio Mekong, no sul, até Hanoi, ao norte.

No momento a tormenta sustenta ventos de 135 km/h com rajadas de 160 km/h. Modelos de previsão fornecidos pelo JTWC mostram que Hagibis deverá tocar o continente nas próximas 24 horas próximo a Nha Trang, com ventos estimados em 154 km/h e rajadas de 190 km/h.

Fotos: No topo, gráfico mostra a posição dos dois tufões localizados próximos às Filipinas. Mitag a leste e Hagibis, a oeste. Na seqüência vemos as imagens de satélites recebidas na manhã de quinta-feira. Acima o modelo de previsão numérica mostra o provável caminho das tempestades.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco