Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Segunda-feira, 26 fev 2007 - 08h22

Semi-estacionário, ciclone Gamede não deve atingir reserva ambiental

O ciclone tropical 15S, batizado de Gamede e ativo ao largo da costa de Madagascar, no oceano Índico, permanece semi-estacionário a noroeste das ilhas Reunião, e ao que tudo indica não deverá atingir a reserva biológica do Parque Nacional de Masoala, no extremo noroeste da ilha africana.

Há 12 horas o sistema de baixa pressão permenece praticamente na mesma posição, sobre as coordenadas 18.3 S e 53.3 E, aproximadamente a 360 km a noroeste do arquipélago francês das Ilhas Reunião e a 410 km da costa de Toamasine, em Madagascar.

Até a última sexta-feira, os modelos de previsão mostravam Gamede atingindo a costa do país africano na altura de Masoala, o que colocou em alerta as autoridades de Antanarivo, capital do país. No entanto, novos cálculos mostram que a tormenta não atingirá mais aquela região, mas deverá ter seu rumo alterado em direção sudoeste.


Boletim
Em seu boletim número 11, divulgado na manhã desta segunda-feira, o JTWC, Centro Conjunto de Alerta de Tufões, informava que os ventos sustentados pelo ciclone tropical Gamede eram de 162 km/h com rajadas chegando a medir 208 km/h. Essa intensidade é ligeiramente inferior à categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5. Um aumento nesta intensidade está previsto para as próximas 48 horas, quando os ventos do ciclone deverão chegar a 198 km/h com rajadas de 243 km/h, elevando o sistema à categoria 4 na escala de intensidades.

Gamede está praticamente estacionado sobre o Índico, com velocidade de deslocamento menor que 4 km/h em sentido sudoste. Modelos numéricos de previsão, vistos acima, mostram que Gamede deve se deslocar ao longo da costa da ilha de Madagascar, provocando chuvas torrenciais em toda a região leste da ilha, que vai desde o cabo Masoala ao norte, até até Farafangana, ao sul.


Madagascar
Madagascar é um país africano composto da Ilha de Madagascar e outras ilhas próximas. Situa-se ao leste da costa de Moçambique, separado deste pelo Canal de Moçambique.

O Parque Nacional de Masoala, visto acima, é extremamente rico em sua biodiversidade e um dos únicos lugares do país onde a floresta tropical se encontra com o mar.
Clique sobre a imagem e navegue sobre Madagascar !







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates