Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Segunda-feira, 12 set 2005 - 06h47

Com rajadas de 155 km/h, furacão Ophelia chega à costa americana

Imagens de satélites mostram que as bandas externas do furacão Ophelia tocam, neste momento, a costa norte-americana próximo às Carolinas. Avisos de furacão estão em efeito para toda a costa sudeste dos EUA, desde o norte da praia de Edisto, na Carolina do Sul até o Cabo Lookout na Carolina do Norte.

Alertado pela possiblidade de alagamentos, o governador Mike Easley enviou 200 soldados da Guarda Nacional aos centros de treinamento do leste da Carolina do Norte e ordenou a evacuação imediata dos turistas que visitam a ilha de Ocracoke, próximo à costa. A ilha só pode ser acessa através de ferry-boats. Os residentes na ilha podem permanecer no local.

Às 06h00, O Centro Nacional de Furacões, NHC, informava em seu boletim número 24, que o olho do furacão Ophelia localizava-se sobre as coordenadas 31.3 N e 76.7 W, ou aproximadamente a 350 km a este-sudeste de Charleston, na Carolina do Sul e a 440 km a sul-sudoeste do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte.

Ophelia move-se em sentido oeste a 5 km/h e um gradual giro em sentido noroeste é esperado durante às próximas 24 horas.

Os ventos máximos produzidos pelo sistema estão sustentados em 128 km/h com rajadas que alcançam até 155 km/h. Isso faz de Ophelia um furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

De acordo com dados coletados essa manhã por um avião de reconhecimento, a pressão barométrica no olho da tormenta é de 985 hPa (hectoPascal).

Segundo o NHC, pesadas chuvas devem começar a atingir partes da costa nordeste da Carolina do Sul e sudeste da Carolina do Norte ainda hoje à noite ou na madrugada de terça-feira.

Veja abaixo como se forma um furacão

Satélite ao vivo
Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
Clique aqui !







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O diabo é um otimista se pensa que pode fazer as pessoas piores do que são. " - Karl Kraus