Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Domingo, 10 jul 2005 - 21h00

Com ventos de 200 km/h, Dennis atinge a costa americana.

Conforme o esperado, o violento furacão Dennis atingiu na tarde deste domingo a costa sul dos EUA. Com ventos sustentados em 200 km/h, o furacão tocou o continente na região sudeste de Pensacola, na Flórida, arrancando árvores e disparando tornados em todo o oeste da Flórida, próximo a Panhandle.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, NHC, o olho do furacão atingiu o continente precisamente às 15h25 (hora local ou 16h25 BRT) entre as localidades de Pensacola Beach e Navarre Beach. Uma hora mais tarde a tempestade diminui de intensidade, situando-se na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

De acordo com Eugene Simmons, radiomador na cidade de Navarre, a tempestade provocou o corte de energia elétrica 10 minutos antes de atingir o continente e derrubou árvores por onde passou. Segundo Simmons, não houve danos visíveis.

Às 16h00 local, o centro da tempestade estava localizado a 32 km ao norte de Pensacola e movia-se a 33 km/h.

A tempestade atingiu o continente próximo ao local onde em setembro de 2004 outro furacão, Ivan, causou a morte de dezenas de pessoas e causou um prejuízo avaliado em mais de 16 bilhões de dólares.

Seguindo as ordens da defesa civil norte-americana - FEMA - pelo menos 500 mil pessoas deixaram a costa do Alabama, onde a importante auto-estrada 65 teve seu sentido alterado para mão única, de modo a dar vazão ao grande fluxo de veículos.

Foto: Em Choctawhatchee, barcos foram lançados na praia pela força dos ventos







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire