Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Terça-feira, 13 set 2005 - 21h23

Indeciso, furacão Ophelia deve margear a costa americana

Segundo o último boletim, divulgado às 21h00 (Hora de Brasília) pelo Centro Nacional de Furacões, o centro da tormenta localiza-se sobre as coordenadas 32.7 N e 78.2 W, ou aproximadamente a 175 km ao sul de Wilmington, na Carolina do Norte.

O indeciso furacão Ophelia desloca-se com baixa velocidade ao longo da costa leste dos EUA. De acordo com o boletim 31A, Ophelia move-se em sentido norte-noroeste à velocidade de 5 km/h, devendo continuar assim durante a madrugada. Um giro em sentido norte é esperado para esta quarta-feira, mas seu movimento é inconstante.

Os ventos máximos sustentados durante 1 minuto atingem 123 km/h, o que faz de Ophelia um furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5. As rajadas atingem até 158 km/h. De acordo com os meteorologistas do NHC, essa intensidade não deve aumentar nas próximas 24 horas.

A pressão barométrica, reportada por um avião de reconhecimento é de 985 hPa (hectoPascal).

Mantendo-se as atuais condições, Ophelia não deverá entrar no continente, mas seguir paralelo à costa leste dos EUA, produzindo chuvas torrenciais que poderão chegar a 250 milímetros, principalmente no extremo norte da Carolina do Sul. Tornados também são esperados ao longo das áreas costeiras da Carolina do Norte.

Veja abaixo como se forma um furacão

Satélite ao vivo
Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
Clique aqui !







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates