Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Terremotos
Quinta-feira, 24 mar 2005 - 07h51

Terremoto de 5.0 graus atinge Serra do Tombador em Mato Grosso

Um terremoto de intensidade moderada, de 5.0 graus na escala Richter, aconteceu ontem a 210 km a sul-sudoeste da cidade de Alta Floresta, no estado do Mato Grosso.

O sismo ocorreu às 21h12 UTC (18h12 Hora de Brasília) a uma profundidade de 10 km sob as coordenadas 11.59 S e 56.77 W, próximo à Serra do Tombador.

Ainda não há maiores informações sobre o evento.


A localidade do abalo de ontem já tem precedentes sísmicos importante. Em 31 de janeiro de 1955, aconteceu no na região o maior terremoto já registrado no País. Naquela ocasião os sismógrafos mostraram que o tremor alcançou magnitude de 6.6 na escala Richter e teve o epicentro (local onde surge a ruptura no interior da terra) também próximo à Serra do Tombador. Não provocou vítimas porque aconteceu em uma região desabitada.

Em 20 de novembro de 1980, o Ceará também sentiu a terra tremer. Há 25 anos, foi registrado o maior sismo no Nordeste, na localidade de Brito, município de Cascavel.

Neste ano de 2005, especialistas estão relembrando as datas e chamando a atenção para o esclarecimento da população e a adoção de medidas de segurança pela Defesa Civil em casos de terremotos. Norte do Mato Grosso e Ceará são pontos potenciais de sismo no País.

A imagem acima mostra a localização física do terremoto de hoje.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles