Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Quinta-feira, 24 dez 2009 - 08h52

Vídeo: Cientistas registram primeira erupção vulcânica submarina

Utilizando câmeras robóticas acopladas a um mini-submarino, pesquisadores da NOAA e da Fundação Nacional de Ciências dos EUA, NFS, registram há alguns dias a mais profunda erupção vulcânica jamais observada. O evento ocorreu no vulcão Mata Ocidental, a 1200 metros abaixo da superfície do oceano Pacífico.

Erupção do Vulcão Submarino West Mata
Clique para ampliar

A erupção na Oceania, entre as ilhas Fiji, Tonga e Samoa e segundo os pesquisadores foi um evento "espetacular", com grandes bolhas de lava incandescente de quase 1 metro de diâmetro expelidas do leito oceânico. O registro foi tão preciso que até mesmo o som das erupções foram gravados e inseridos nas imagens. Esse é o primeiro vulcão submerso a ser filmado durante a fase de erupção e demorou 25 anos para que os cientistas conseguissem registrar o evento.

De acordo com o pesquisador Joseph Resing, diretor-geral para a missão e ligado à Universidade de Washington, Mata Ocidental está expelindo grandes quantidades de lava do tipo boninite, que está entre as mais quentes registradas no período moderno.

Para Ken Rubin, geoquímico da Universidade do Havaí e que trabalha junto a Resing no estudo do vulcão, a erupção de boninite fornece uma grande oportunidade de estudar a formação do magma nos vulcões e aprender como a Terra recicla o material onde as placas tectônicas são subduzidas. Segundo os pesquisadores, registros desse tipo de lava foram detectados apenas em vulcões extintos há mais 1 milhão de anos.

Condições Severas
Dados coletados pelo submarino-robô Jason mostram que a água ao redor do vulcão é extremamente ácida, variando entre a acidez das baterias de automóveis e o ácido estomacal. De acordo com a microbiologista Julie Huber, mesmo sob essas condições severas, diversos micróbios foram encontrados, além de camarões que foram descobertos próximos às saídas de gás sulfúrico.

Vulcão Submarino West Mata
Clique para ampliar

O vulcão Mata Ocidental (ou West Mata) é uma montanha de aproximadamente 2 mil metros de elevação, localizada sob as coordenadas 15.10S e 173.75 W, no extremo do arco de Tonga. Seu cume está localizado a 1165 metros abaixo do nível do mar, 7 km a oeste de outro vulcão submarino, o Mata Oriental (ou East Mata), ambos descobertos em novembro de 2008.


Fotos: No topo, momento de uma das explosões de lava do vulcão Mata Ocidental, registrada pela câmera robótica do submarino Jason, à esquerda da foto. Na sequência, o incrível registro da erupção. Acima, mapa topográfico do fundo do oceano mostra os detalhes da elevação do vulcão Mata Ocidental, abaixo do arquipélago de Tonga. Crédito: NOAA/NWS/Youtube.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates