Procure no Apolo11
Segunda-feira, 8 jun 2009 - 07h14

Vulcão Galeras entra em erupção na Colômbia

O vulcão Galeras a cerca de 700 quilômetros de Bogotá, capital da Colômbia, voltou a entrar em atividade na manhã deste domingo (7).


O Observatório Vulcanológico e Sismológico de Pasto começou a registrar explosões do vulcão por volta das 7h18 (horário local), mas até o momento não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

O nível de atividade do Galeras foi elevado para vermelho, o que significa erupção iminente. Autoridades informaram que estão de prontidão caso seja preciso tomar medidas de emergência.

Continua após a publicidade


A região fica próxima da fronteira da Colômbia com o Equador onde vivem aproximadamente 8 mil pessoas, na zona rural de Pasto e nas localidades de Sandoná, Nariño, Yacuanquer, Consacá e Genoy.

O Galeras fica situado em uma altitude de 4.276 metros acima do nível do mar e desde 2004 vem registrando diversas erupções. A última aconteceu em abril deste ano, quando uma chuva de cinzas atingiu a região de Pasto e a população precisou ser evacuada.

A Colômbia abriga 38 vulcões, dos quais 15 permanecem ativos. O Galeras despertou em 1988 e sua erupção mais grave ocorreu em janeiro de 93. Na ocasião nove pessoas morreram, entre elas seis especialistas que faziam observações científicas.



Foto: Erupção do vulcão Galeras em janeiro de 2008. Crédito: Instituto Colombiano de Geología y Minería (Ingeominas).

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -