Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Sexta-feira, 2 mar 2007 - 09h14

Vulcão Stromboli provoca estado de emergência na Itália

Vulcanologistas italianos intensificaram nesta quinta-feira o grau de periculosidade do Vulcão Stromboli, que desde o dia 26 fevereiro entrou em atividade no sul da Itália. A medida foi tomada depois que os sismógrafos instalados próximos à montanha detectaram um aumento significativo de terremotos abaixo do vulcão.

Dois fluxos de lava incandescente continuam a fluir pelas encostas da montanha, mas de acordo com Enzo Boschi, cientista-chefe do Insituto Nacional de Vulcanologia, da Itália, não há risco imediato de colapso. Mesmo assim as autoridades locais decidiram colocar em andamento um plano de emergência de evacuação da ilha, colocando à disposição da Defesa Civil, barcos, helicópteros e até um avião anfíbio.

Por precaução, diversos prédios já foram evacuados, incluindo dois depósitos de combustível. Os poucos moradores também já foram instruídos a permanecerem próximos à linha costeira.

Apenas 400 habitantes vivem na pequena ilha de Stromboli, ao norte da Sicília, mas devido aos apelos túrísticos do local, estima-se que pelo menos 6 mil pessoas ali desembarquem todos os anos.

Localizado na Ilha de mesmo nome, Stromboli é um dos mais ativos vulcões da Europa. Erguendo-se a 926 metros acima do nível do mar sobre as coordenadas 38.79 N e 15.21 E, Stromboli é um vulcão do tipo estratovulcão, formado por materiais piroclásticos acumulados ao longo do tempo.

Relatos de atividade de Stromboli existem desde antes da Era Cristã. Recentemente, no ano de 2002, uma violenta erupção provocou o derramamento de pelo menos dois milhões de metros cúbicos de lava dentro do mar, prococando aumento na altura das ondas e causando sérios prejuízos locais.

Stromboli tem como vizinhos outros vulcões ativos, entre eles o Monte Vulcano, na Ilha de Vulcano ao sul e o violento Monte Etna, na Ilha da Sicília, a noroeste da cidade de Catânia. Bem mais ao norte, o gigante Vesúvio, de 1277 metros de altura, também ameaça a cidade italiana de Nápoles, na costa mediterrânea italiana.

Fotos: Dois momentos da atividade do vulcão Stromboli, captados pela equipe da Defesa Civil italiana. Rios de lava e material piroclático descem pelos flancos da montanha e chegam ao Mar Tirreno.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis