Mapas e imagens de satélite sobrepostos




   Dezembro de 2006
   Com ventos de 240 km/h, super tufão Durian castiga as Filipinas


Sem dúvida, de todos os fenômenos naturais de grande escala, os furacões são os mais impressionantes e assustadores. Normalmente possuem dimensões gigantescas que muitas vezes superam o tamanho de diversos países e até regiões inteiras.

De outubro a dezembro, grandes sistemas de baixa pressão se formam sobre as águas quentes do Pacífico ocidental e recebem o nome de tufões. Se deslocando em sentido oeste e noroeste, quase sempre chegam à China, Taiwan, Vietnan, Japão e Filipinas, causando gigantescos prejuízos, além de vítimas fatais.

Nos meses de novembro e dezembro de 2006, o arquipélago das Filipinas foi violentamente atingido pela força dos tufões. Nada menos que cinco deles atingiram as ilhas, causando pelo menos 1400 vítimas fatais.

A Imagem do Mês de dezembro mostra porque esses fenômenos meteorológicos são tão temidos e ao mesmo tempo fascinantes. A cena, captada no dia 30 de novembro de 2006, mostra o poderoso super-tufão Durian, cobrindo todo o arquipélago filipino.

Ao atingir a região com pesadas tempestades e ventos intensos de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, Durian causou o desmoronamento de parte das encostas do monte Mayon, um vulcão de quase 3 mil metros de altura e que havia entrado em erupção a menos de 3 meses.

A enxurrada de cinzas quentes e água invadiu diversas províncias causando inundações, derrubando árvores e danificando casas. O governador da província de Albay, uma das mais atingidas pelo deslizamento do vulcão, disse que diversas pessoas morreram soterradas pela lama de cinzas.

O total de vítimas de Durian é incerto, mas autoridades acreditam que mais de 1200 pessoas tenham morrido devido aos desmoronamentos e inundações.

Clique aqui e saiba mais sobre a chegada de Durian às Filipinas

Março de 2007
A caminho de Plutão sonda fotografa vulcão em erupção em lua de Júpiter

Fevereiro de 2007
Satélite mostra rua de nuvens sobre os Grandes Lagos

Janeiro de 2007
Cometa C2006 P1 McNaught visível sobre São Caetano




Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin