Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

São Paulo sedia congresso sobre viabilidade de investimento em fontes alternativas de energia
São Paulo, 08 de Outubro de 2003
ÍNDICE GERAL   

Discutir a viabilidade dos investimentos em Fontes Alternativas de Energia é o objetivo do Congresso Anual sobre o tema, que a IBC irá promover em São Paulo, nos dias 21 e 22 de outubro, com a participação dos Ministérios de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Meio-Ambiente, Banco Mundial e de investidores e demais agentes do setor elétrico.

Na abertura do Congresso, o secretário de Minas e Energia, Marcelo Poppe, falará sobre a importância dada às fontes alternativas de energia na elaboração do novo modelo para o setor elétrico.

Em seguida, um painel debaterá o processo de regulamentação do Proinfa como processo catalisador de investimentos e de comercialização de energia.

Participam deste debate a coordenadora de energias renováveis do Ministério, Laura Porto, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), coordenador da frente parlamentar pela energia limpa e renovável, e o secretário de energia do RS, Valdir Andres.

No segundo dia, destaque para um painel que apresentará o potencial brasileiro para projetos de energia alternativa e os pontos críticos para investimento em cada um deles, em que serão discutidos projetos de PCH, célula combustível, geração de energia solar e eólica, e biomassa, tanto com resíduos de madeira como de cana-de-açúcar.

Participam do debate membros do Ministério de Minas e Energia, CBEE, Cresesb, Cenbio, Abeer e Cndpch.

Ainda no dia 22, várias apresentações vão se concentrar na estruturação financeira dos projetos, no investimento internacional voltado para a energia renovável e na minimização dos riscos na implantação de projetos com geração alternativa. Encerrando a sessão plenária, diversas empresas mostrarão suas experiências.

Entre os palestrantes, destaque para o diretor de project finance do BBVA, Sérgio Monaro, o presidente da MGM International, Marco Monroy, o diretor de operações da Brascan Energética, João Roberto Coas e representantes da Cemig e Chesf.

Na quinta-feira, dia 23, um workshop abordará os instrumentos para viabilização financeira de projetos que utilizam mecanismos de "Carbon Finance", e terá a participação de representantes do Banco Mundial, Inee, Instituto Winrock Brasil, Unibanco e PWC, entre outros. As informações sobre o Congresso Anual de Fontes Alternativas de Energia estão no site www.ibcbrasil.com/eg10221.(IBC)

AGENDA:

Congresso Anual de Fontes Alternativas de Energia Dias 21 e 22 de outubro de 2003.
Local: Grand Hotel Mercure - Rua Joinville, 515 - São Paulo - SP.
Horário: das 9h às 18h
Inscrições a partir de R$ 1.495,00
Informações: 11-3017-6888 ou www.ibcbrasil.com/eg10221

IBC





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert