Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Seminário na Câmara vai discutir mudanças climáticas
São Paulo, 08 de Dezembro de 2003
ÍNDICE GERAL   

As mudanças climáticas serão tema de seminário nacional a ser realizado pela Câmara dos Deputados em fevereiro de 2004. A sugestão foi aprovada por meio de requerimento do deputado Ronaldo Vasconcellos (PL-MG), para promoção do evento em conjunto pelas comissões de Economia, Indústria e Comércio, de Minas e Energia, de Relações Exteriores e Defesa Nacional, de Finanças e Tributação, de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, de Agricultura e Política Rural, e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

O evento incluirá no debate o enfoque na questão do mercado de carbono e suas implicações nas ações de reflorestamento, além dos resultados da Nona Conferência das Partes (COP) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas, realizada em Milão (Itália) no início deste mês.

O autor do requerimento argumenta que é necessário fazer um debate em conjunto com diversas áreas da Câmara para ampliar a discussão e internalizar a questão global na agenda do Parlamento. “O evento muito contribuirá para fortalecer a posição brasileira sobre o assunto nas esferas interna e internacional", disse Vasconcellos.

Emissão de Gases


O mercado de carbono, estabelecido no Protocolo de Kyoto, prevê a criação de um valor transacionável para a redução de emissões de gases, semelhante a mecanismos já existentes na Europa e nos Estados Unidos para alguns gases poluidores.

Pelo princípio, cada tonelada de gás carbônico que deixar de ser emitida ou que for retirada da atmosfera por um país poderá ser negociada no mercado mundial. As empresas que não conseguirem reduzir suas emissões poderão comprar certificados de redução de emissões de países em desenvolvimento e utilizá-los para cumprir sua obrigação com o governo.

O Protocolo de Kyoto determina que, quando o mercado de carbono se tornar uma realidade, haverá um órgão voltado à certificação devidamente credenciado pela ONU.

Agência Câmara





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine