Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Operação Rio Limpo deve prevenir estragos causados pela chuva
São Paulo, 26 de Dezembro de 2003
ÍNDICE GERAL   

A chegada do Verão e a probabilidade de ocorrência de temporais, com chuvas e ventos fortes, levou o governo do Rio a desencadear a Operação Rio Limpo. Promovida pela Serla - Superintendência Estadual de Rios e Lagoas, órgão gestor de recursos hídricos ligado à Secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a operação já conta com 15 máquinas para dragar rios e canais da cidade, 13 na Baixada Fluminense, uma em São Gonçalo, no entorno da Baía de Guanabara, e uma em Maricá, na Região dos Lagos.

A antecipação da operação foi determinada pelo vice-governador e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luiz Paulo Conde, para enfrentar os efeitos causados pelas enchentes do fim de novembro, na Baixada Fluminense, que resultaram na morte de oito pessoas.

Segundo o Palácio Guanabara, a maior parte das máquinas continua em operação na Baixada Fluminense, mas outros equipamentos já começam a ser distribuídos para outras regiões. A operação, que já dispõe de R$ 5 milhões liberados pelo governo do estado, terá mais R$ 5 milhões, até março.

Além da manutenção de comportas e da dragagem de mais de 40 rios e canais, a operação prevê trabalhos de limpeza, retirada e reciclagem de lixo flutuante, programas de educação ambiental e medidas judiciais para derrubar construções irregulares em faixas marginais de proteção.

Redação





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine