Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Cetesb e ANP firmam convênio para reformulação da gasolina
São Paulo, 25 de agosto de 2004
ÍNDICE GERAL   

Por meio de um convênio, a ser assinado nesta quarta-feira (25), em São Paulo (SP), a Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e ANP - Agência Nacional do Petróleo, vão desenvolver estudos para a reformulação da gasolina distribuída no País, promovendo a redução do teor de olefinas, que são os compostos químicos precursores da formação de ozônio na atmosfera.

As olefinas são hidrocarbonetos, com cadeias químicas duplas, que contribuem especialmente para a formação de ozônio de baixa atitude. A eliminação desse composto na gasolina constitui uma medida recomendada há mais de 30 anos pelos especialistas de todo o mundo em controle da poluição veicular.

O convênio prevê, ainda, estudos para a otimização do controle ambiental das atividades de armazenamento, distribuição e coleta seletiva de produtos derivados de petróleo. Estas medidas de controle indireto das emissões veiculares, atuando na melhoria da qualidade da gasolina e na gestão dos sistemas de estocagem e distribuição do combustível, deverão envolver as refinadoras de petróleo e distribuidoras de combustível, com benefícios que se refletirão sobre a saúde da população, especialmente dos que residem em regiões metropolitanas.







IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2018
Política de Privacidade

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates