Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Usina transforma lixo orgânico em adubo e gera empregos para 40 trabalhadores
São Paulo, 02 de Janeiro de 2005
ÍNDICE GERAL   

O lixo orgânico produzido nos hotéis e pousadas da Costa do Sauípe, no litoral baiano, passa a ser processado na primeira usina de adubo orgânico da região. Localizada no município de Entre Rios, na região do complexo hoteleiro que é o maior empreendimento turístico da América Latina, a Usina de Adubo Orgânico vai processar diariamente oito toneladas de lixo.

A usina integra o Programa Berimbau, o programa social sustentável desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil, Costa do Sauípe e da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

Os trabalhadores cooperados da Verdecoop, cooperativa formada por moradores de comunidades vizinhas ao empreendimento Costa do Sauípe - a maior parte deles, desempregados - serão responsáveis pela gestão e produção da usina, que deverá produzir mensalmente 200 toneladas de adubo orgânico.

Além de ser uma alternativa ambiental para o problema do armazenamento de resíduos na região, a usina vai gerar 40 postos de trabalho diretos e servir de incentivo aos pequenos agricultores rurais que aumentarão sua produção de frutas, verduras e hortaliças, com a aquisição do adubo produzido pela usina a preços até 20% inferior ao que é hoje praticado no mercado.

Com isso, os trabalhadores cooperados ganharão em competitividade e volume e poderão fornecer seus produtos às redes de hotéis e pousadas da Costa do Sauípe, além de comercializá-los nas próprias comunidades.

"Esse é mais um passo na conquista do desenvolvimento sustentável da região, por meio de ações que priorizam a criação de cadeias produtivas geradoras de trabalho e renda", lembra o diretor-presidente da Costa do Sauípe, Alexandre Zubaran. "O processo, da captação dos resíduos à entrega dos alimentos, fecha um ciclo de produção completo".

Além de reduzir o tempo, a tecnologia que será utilizada na usina tem a vantagem de ser um processo ecologicamente correto, já que não utiliza áreas a céu aberto, não gera cheiro e nem produz resíduos que possam atrair insetos e pequenos animais, colocando em risco a saúde da população.

A Usina de Adubo Orgânico vai funcionar em um galpão com 1600 metros quadrados de área construída, instalado em um terreno de 10 mil metros quadrados que se localiza na Linha Verde, a aproximadamente quatro quilômetros do empreendimento hoteleiro.


O que é o Programa Berimbau

Lançado em julho de 2003, o Berimbau é resultado de uma parceria entre a Costa do Sauípe, a Fundação Banco do Brasil e a Previ - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.

Apoiado pelo International Trade Center (ITC), organismo subordinado à ONU, na qualidade de piloto de desenvolvimento social com base no turismo, o programa tem o propósito de contribuir para a transformação social das comunidades do litoral norte da Bahia.

O programa está apoiado na elaboração de cadeias produtivas que beneficiem os cerca de sete mil habitantes das comunidades de Areal, Canoas, Curralinho, Diogo, Estiva, Porto Sauípe, Vila Santo Antônio e Vila Sauípe, dos municípios de Mata de São João e Entre Rios. Ao todo, o Berimbau contempla 41 ações e já recebeu investimentos da ordem de R$ 2 milhões para implementação e realização dessas atividades.

Os presidentes da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, do empreendimento Costa do Sauípe, Alexandre Zubaran, e da Previ, Sérgio Rosa, participaram da inauguração, que contou, ainda, com a participação dos trabalhadores cooperados.







IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Quando o orgulho vai na frente, a vergonha e os danos vão atrás" - Provérbio francês