Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Instalado no Everest o centro meteorológico mais alto do mundo
São Paulo, 28 de Abril de 2005
ÍNDICE GERAL   

Cientistas chineses finalizaram os trabalhos de construção do centro de observação meteorológica mais alto do mundo, com 6,5 mil metros acima do nível do mar, no monte Everest, informou nesta quinta-feira (28) a imprensa oficial chinesa.

A estação, em um estreitamento da glacial Dongronbu, servirá para medir a temperatura, pressão, umidade, radiação solar, precipitações e turbulências atmosféricas, destacou um dos cientistas, o professor Jing Zhefan.

"Observando os dados aprenderemos os processos energéticos e de conversão de materiais em Qomolangma (nome pelo qual chineses e tibetanos chamam o Everest)", destacou Jing aos jornalistas chineses que acompanham a expedição.

Em 2001, cientistas chineses instalaram aparelhos de medição meteorológica no mesmo lugar, mas os dados e equipamentos desapareceram, por isso os especialistas decidiram que vários membros da equipe permanecerão no lugar "montando guarda".

A expedição também se encontra no monte mais alto do mundo, que se considera que tem 8.848,13 metros, para voltar a medir a montanha, já que a última medição foi realizada em 1975 e os cientistas querem ver se fenômenos como o aquecimento global ou as forças geológicas fizeram variar sua altura.

Em 13 de abril, Ding Lin, outro dos cientistas da expedição, descobriu, baseando-se em umas fendas achadas na face norte do monte, que a montanha foi inclusive maior há 13 milhões de anos e chegou a ter 12 mil metros de altura.

O Everest ou Qomolangma (que em tibetano significa "deusa mãe do país") foi gerado, como o restante do Himalaia, pela colisão da placa tectônica Indiana e pela Euroasiática, há aproximadamente 65 milhões de anos.

Agência EFE / Terra.com





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert