Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Arqueólogos descobrem primeiros hieroglifos maias
São Paulo, 16 de Janeiro de 2006
ÍNDICE GERAL   

Os especialistas descobriram dez símbolos negros pintados sobre pedras brancas no complexo de pirâmides de San Bartolo após oito meses de escavações, concluídos no ano passado.

Em um artigo publicado na revista Science, eles dizem estimar que as inscrições tenham 2,3 mil anos de idade, o que significa que elas datariam do segundo ou terceiro século antes de Cristo.

A descoberta sugere que os maias desenvolveram um avançado sistema de escrita séculos antes do que sempre se acreditou. Até agora pensava-se que o primeiro sistema de escrita maia era de 100 a.C.

Os especialistas dizem que ainda não conseguiram interpretar a maioria das inscrições, mas que uma delas parece ser uma versão inicial do símbolo maia para governante.

Segundo os arqueólogos, a descoberta também indica que os primeiros maias eram mais próximos do que se pensava de outras civilizações que habitavam a região na época.

A conclusão é baseada nas similaridades entre os sistemas de hieroglifos maias e os de outros povos da região.

Os símbolos foram descobertos na mesma região onde há quatro anos o arqueólogo William Saturno encontrou um mural de mais de 2 mil anos. O mural, de nove metros, "narra" em imagens a criação do mundo de acordo com a mitologia maia.

BBC-Brasil





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan