Mapas e imagens de satélite sobrepostos




Últimas informações sobre o Furacão Frances

Segunda-feira, 6 de setembro 2004, 19h47 - Com ventos de 85 km/h, a tempestade tropical Frances voltou a atingir o estado da Flórida nesta tarde. A defesa civil norte-americana (FEMA) informou que pelo menos 5 pessoas morreram em consequência de direta da passagem do furacão.

Segundo companhias de seguro, o prejuízo causado pela passagem de Frances deve superar 10 bilhões de dólares

Neste momento a tempestade localiza-se sobre a latitude 30.6 N e longitude 84.3 W, aproximadamente a 120 km ao nordeste de Apalachicola, na Flórida.


No Atlântico Norte, furacão Ivan deve atingir a ilha Martinica amanhã e continuar avançando sobre o Caribe. Leia mais




Página Principal - Conheça melhor o Apolo11.com


Histórico

Frances deve atingir novamente a Flórida
como furacão categoria 1

Segunda-feira, 6 de setembro 2004, 06h51 - Após castigar diversas cidades da Flórida neste final de semana, a tempestade tropical Frances está localizada agora nas águas quentes do Golfo do México. Imagens de satélite mostram esse sistema mais organizado e segundos cientistas do Centro Nacional de Furacões, Frances deve aumentar de intensidade nas próximas horas e tornar-se novamente furacão antes de atingir outra vez o continente, desta vez a costa noroeste do estado da Flórida.

No momento deste boletim, Frances localizava-se sobre as coordenadas 28.7 N e 83.5 W, ou a 185 km a sudeste de Apalachicola. A estaçao meteorológica de C-Man, instalada a 40 km a sudeste de Apalachicola, reportou ventos sustentados de 89 km/h com rajadas atingindo 108 km/h. O NHC informa que a pressão barométrica é de 981 hPa.

Ainda segundo o NHC, são esperados tornados isolados em partes do norte da Flórida, sudeste do Alabama e sul da Georgia.

Quando Frances atingiu a Flórida, seu tamanho era superior ao do estado do Textas, maior estado americano.


Enquanto isso, no Atlântico Norte, Ivan já é furacão categoria 3 e ruma para o Caribe. Leia mais

Frances castiga a Flórida com ventos de 170 km/h

Domingo, 5 de setembro 2004, 21h35 - O Furacão Frances atingiu na madrugada de hoje o estado da Flórida, na costa leste americana. Segundo autoridades locais, mais de 3 milhões de pessoas estão neste momento sem energia elétrica em vários condados do estado. Especialistas em seguros acreditam que os prejuízos causados pela tempestade deve ultrapassar 10 bilhões de dólares.

No momento deste boletim, Frances perdeu sua intensidade de furacão e passou ao status de tempestade tropical, com ventos sustentados de 105 km/h e fortes rajadas. Como esse sistema ruma em direção ao Golfo do México, cientistas do NHC - Centro Nacional de Furacões - acreditam que Frances pode ganhar força nas próximas horas, ao passar sobre as águas quentes da região e voltar à categoria de furacão.

Após atravessar quase toda a península da Flórida, Frances está nesse momento a apenas 25 km a este-nordeste da cidade de Tampa, quase alcançando as águas do Golfo do México. A pressão baromérica aumentou significativamente devido ao enfraquecimento do sistema e está agora de 975 hPa.

São esperados até 300 milímetros de precipitação pluviométrica ao longo do caminho da tempestade.

Ventos muito fortes atingem a Flórida
e deixam mais 1 milhão sem energia elétrica

Sábado, 4 de setembro 2004, 19h00 - Aproximadamente 1.4 milhão de pessoas na Flórida estão sem energia elétrica devido às massivas rajadas de vento e chuva que atingem a região, causadas pela proximidade do furacão Frances, neste momento a apenas 80 km da costa.

Às 18h00 (BRT), o Centro Nacional de Furacões (NHC), localizado em Miami, informava que o olho da tempestade já podia ser visto por observadores.

Frances está estacionado sobre a latitude 26.9 e longitude 79.3 W e deverá voltar a se mover nas próximas horas em sentido oeste-noroeste. Segundo o NHC a intensidade dos ventos sustentados é de 165 km/h com rajadas alcançando 200 km/h. A pressão barométrica é de 962 hPa.

Em sua passagem pelas Bahamas, Frances deixou um saldo de 3 mortos. O aeroporto da capital, Nassau, ficou debaixo de 2.5 metros de agua.

No Atlântico Norte uma nova tempestade, denominada Ivan, deve se transformar em Furacão neste domingo e pelos modelos de previsão, avançar sobre o Caribe nos próximos dias.  Leia mais

Mais fraco, Furacão Frances chega à Flórida
entre hoje à noite e amanhã

Sábado, 4 de setembro 2004, 07h00 - Às 06h00 (BRT), o Centro Nacional de Furacões (NHC), localizado em Miami, dava conta de que o olho do furacão Frances localizava-se a 70 km a leste de Freeport, na Grande Bahama, sobre as coordenadas 26.6 N e 78.1 W e a 201 km a leste de West Palm Beach, na Flórida.

Nas últimas 12 horas Frances diminui ligeiramente de intensidade e seus ventos estão agora em 165 km/h com rajadas chegando a 200 km/h. Essa intensidade coloca Frances na categoria 2, quase categoria 3, na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.
Segundo o NHC, a pressão barométrica do furacão é de 960 hPa e sua velocidade de deslocamento é de 9 km/h em sentido oeste-noroeste. O "surto da tempestade" alcança 4 metros acima do nível do mar.
"Surto de tempestade" é a elevação instável da água do mar, que é sugada para cima pela baixa pressão causada pela passagem do furacão.

Nas últimas 72 horas, aproximadamente 3 milhões de pessoas deixaram as área de risco, principalmente próximas da costa norte-americana. Frances deve chegar ao continente entre a noite deste sábado e madrugada do domingo.

Na foto ao lado, feita nesta sexta-feira, uma moradora da cidade de Boca Raton, na Flórida, observa os surfistas na praia de Deerfield, na costa leste.





Com ventos de 195 km/h
Frances ruma para a Flórida

Sexta-feira, 3 de setembro 2004, 19h00 - O furacão Frances diminuiu ligeiramente de intensidade nas últimas 12 horas e no momento seus ventos sustentados são da ordem de 195 km/h com rajadas chegando a 245 km/h.
Essa intensidade faz de Frances um violento furacão categoria 3.
Segundo cientistas do NHC - Centro Nacional de Furacões, localizado em Miami, na Flórida, Frances poderá se intensificar novamente antes de atingir a costa da Flórida na tarde deste sábado.

No momento deste boletim, Frances localizava-se a apenas 321 km a leste-sudeste da costa americana, sobre as coordenadas 25.9 N e 77.5 W. A pressão barométrica no olho do furacão também caiu um pouco e está agora em 959 hPa.

A defesa civil (FEMA) trabalha na evacuação de mais de 2,5 milhões de pessoas, principalmente das áreas costeiras.

Frances a caminho. Decretada a evacuação de 1,5 milhão
de pessoas no sul da Flórida

Quinta-feira, 2 de setembro 2004, 21h35 - Em último boletim divulgado às 21h00 (BRT), o Centro Nacional de Furacões - NHC - localizado em Miami, informa que o olho do furacão Frances localiza-se neste momento sobre a ilha de San Salvador, nas Bahamas e a somente 600 km da costa sul-sudeste da Flórida.

Os ventos da tempestade são extremamente violentos com intensidade de 225 km/h e rajadas atingindo 280 km/h. Essa intensidade faz de Frances um violento furacão categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

No momento deste boletim, Frances se deslocava com velocidade de 17 km/h em sentido oeste-noroeste em direção à costa americana.

A Defesa Civil dos Estados Unidos (FEMA) emitiu ordem de evacuação imediata de 10 municípios que serão atingidos pelo furacão neste sábado. Outros 9 municípios estão de sobre-aviso. Segundo a FEMA, 1 milhão e meio de pessoas deverão deixar o local. Somente em Palm Beach, 300 mil pessoas deverão abandonar suas casas.

Poderoso furacão Frances atingirá
a costa leste da Flórida no sábado

Quinta-feira, 2 de setembro 2004, 06h54 - O furacão Frances, de categoria 4, continua rumando firme, em sentido oeste-noroeste, em direção a costa leste da Flórida. Segundo dados do NHC - Centro Nacional de Furacões - desde 1871 somente dois furacões de categoria 4 atingiram os Estados Unidos no mesmo ano.

Autoridades norte-americanas começam os preparativos de evacuação de grandes áreas. Avisos de furacões, emitidos pelo NHC e pela defesa civil dos EUA, alertam para grandes riscos a região entre Flórida City e Flagler Beach, ao norte de Daytona. Segundo dados do instituto, ventos de altíssima intensidade deverão ser sentidos em uma extensão de 500 km de costa.

No momento deste boletim, Frances deslocava-se a 20km/h em sentido oeste-noroeste e localizava-se a apenas 60 km ao norte da ilha Mayaguana, nas Bahamas. Ventos com intensidade de furacão alcancam 200 km desde o centro da tormenta. A velocidade dos ventos é de 225 km/h com rajadas atingindo até 274 km/h. A pressão barométrica é da ordem de 936 hPa.

Furacão Frances aproxima-se das Bahamas e
deve atingir a Flórida neste sábado

Quarta-feira, 1 de setembro 2004, 06h50 - O violento furacão Frances continua se deslocando em sentido oeste-noroeste rumo às Bahamas e costa leste dos Estados Unidos. A velocidade dos ventos sustentados está na casa dos 220 km/h, o que faz de Frances um dos mais violentos furacões que poderá atingir a costa leste norte-americana.

Segundo a Defesa Civil dos Estados Unidos, planos de evacuação já estão em andamento e a as autoridades acreditam que pelo menos 1 milhão de pessoas deverão ser deslocadas da região.

Frances deverá atingir a Flórida na madrugada do sábado.

No momento deste boletim, o Centro Nacional de Furacões - NHC - em Miami, informava que Frances localizava-se a 270 km a leste da ilha Grand Turk, nas Bahamas e deverá atingir as Ilhas Caicos nesta sexta-feira. Todos os governos da região das Bahamas estão de sobre alerta, monitorando de perto o desenvolvimento de Frances.

Segundo o NHC, Frances poderá se intensificar nas próximas horas. Neste momento, a pressão barométrica é de 935 hPa.

Furacão Frances aproxima-se das Bahamas
e deve atingir a Flórida neste sábado

Terça-feira, 31 de Agosto 2004, 06h50 - O Centro Nacional de Furacões, localizado em Miami, Flórida, acaba de emitir o alerta 26, dando conta de que o poderoso furacão Frances ruma diretamente para as Bahamas e deverá atingir a costa leste da Flórida durante o sábado.

Aviões caça-furacões, designados para observar Frances mais de perto informaram que os ventos da tormenta estão agora em 205 km/h com rajadas atingindo até 265 km/h. Ainda segundo o NHC, um aumento nesta intensidade pode ocorrer nas próximas 24 horas.

Frances está se deslocando no sentido oeste a 24 km/h e um giro gradual neste deslocamento, em sentido oeste-noroeste deve ocorrer nas próximas horas. Neste momento o furacão está localizado a 205 km ao norte de Saint Martin, nas ilhas Leeward. A pressão barométrica no centro do fenômeno é de 949 hPa.

Todos os governos da região estão de sobre alerta, monitorando de perto o desenvolvimento de Frances, enquanto governo norte-americano já estuda planos de evacuação na costa leste da Flórida.

Furacão Frances aproxima-se da categoria 5 e ruma para as Bahamas e Flórida

Domingo, 29 de Agosto 2004, 07h30 - Nas últimas 24 horas o furacão Frances passou à categoria 4 e segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), localizado em Miami, deve aumentar ainda mais de intensidade nas próximas horas e atingir o topo da escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

No momento deste boletim, os ventos sustentados do fenômeno atingiam a velocidade de 215 km/h com rajadas chegando a 270 km/h. Um incremento nesta intensidade fará de Frances um dos mais fortes furacões da história.

Segundo previsões de cientistas do NHC, Frances ruma diretamente para as Bahamas e costa oeste da Flórida, e em seu caminho estão Porto Rico, Haiti e Cuba, entre outros.

Neste momento a pressão atmosférica no centro da tempestade é de 948 hPa.

Furacão Frances fica muito forte
e já categoria 3

sexta-feira, 27 de Agosto 2004, 18h00 - O Centro Nacional de Furacões (NHC), localizado em Miami, acaba de informar que o furacão Frances ganhou força nas últimas horas e passou ao status de categoria 3 nas escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

Segundo o NHC Frances poderá intensificar-se ainda mais nas próximas 24 horas e atingir a categoria 4.

Modelos de previsão, vistos à direita, indicam que Frances ruma em direção à Bahamas a uma velocidade de 19 km/h. Autoridades Caribenhas e norte-americanas observam com atenção o desenvolvimento deste furacão que poderá atingir áreas habitadas já no começo da próxima semana.

No momento deste boletim, Frances produzia ventos sustentados de 185 km/h com rajadas atingindo até 232 km/h.

Segundo o NHC, a pressão barométrica medida no centro da tormenta é de 962 hPa.

Frances se fortalece e é o
mais novo furacão da temporada

Quinta-feira, 26 de Agosto 2004, 18h00 - Em novo boletim divulgado às 18h00, o Centro Nacional de Furacões (NHC), localizado em Miami, informou que tempestade tropical Frances fortaleceu-se muito rapidamente e tornou-se o quarto furacão da temporada do Atlântico Norte.

Segundo o NHC Frances deverá intensificar-se ainda mais nas próximas horas e subir ao status de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.
A escala Saffir-Simpson é usada para medir a intensidade dos ventos dos furacões.

No momento deste boletim, Frances localizava-se sobre as coordenadas 13.7 N e 46.4 W, ou a 1615 Km a leste das Antilhas.
Os ventos sustentados da tempestade estão agora em 130 km/h com violentas rajadas. Ventos com intensidade de tempestade tropical podem ser sentidos a 140 km do olho da furacão.

Segundo o NHC, a pressão barométrica é de 983 hPa.


Tempestade tropical se forma no
Caribe e deve virar furacão nas próximas horas

Quinta-feira, 26 de Agosto 2004, 07h00 - O Centro Nacional de Furacões, NHC, acaba de emitir alerta informando que uma nova tempestade tropical formou-se há poucas horas sobre as águas quentes do Oceano Atlântico. A tempestade, agora batizada de Frances, localizava-se, no momento deste boletim, sobre as coordenadas 12.6 N e 43.7 W, ou aproximadamente a 1925 km a leste das ilhas Antilhas.

Frances se move em sentido oeste-noroeste a uma velocidade de 28 km/h. Os ventos sustentados vem crescendo nas últimas horas, estando neste momento em 95 km/h com fortes rajadas. Um aumento nesta intensidade está previsto e ainda hoje Frances deverá se transformar em furacão.

Segundo o NHC, a pressão barométrica medida por aviões caça-furacão é da ordem de 996 milibares.




  Tempestade
Frances

Satélite
atualizado


Escala
Saffir-Simpson


Temporada de
Furacões 2004


Tempestade
Jeanne


Furacão
Ivan


Furacão
Frances


Furacão
Charley


Furacão
Alex





Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2021
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Se pudesse receber de volta a taxa de inscrição, eu pediria demissão da raça humana" - Red Allen - comediante