Mapas e imagens de satélite sobrepostos




Cratera Gosses Bluff, Austrália
Imagem de Satélite - Cratera Gosses Bluff, Austrália
Clique aqui e veja a imagem em alta-resolução

Impacto de cratera, como aqueles que vemos na Lua, também ocorrem na Terra. Essas crateras são causadas pelo impacto de corpos extraterrestres, como meteoriotos, asteroides e cometas.

Cientistas planetários estudam esses impactos com a Terra para aumentar seus conhecimentos sobre a história inical do nosso planeta e também do sistema solar.
Recentes estudos indicam que os grande impactos tiveram papel importante no desenvolvimento da vida na Terra.

A Austrália é um excelente lugar para observar e estudar o impacto das crateras. A maior parte de sua superfície é muito antiga e portanto coletou maior número de impactos que outras partes do planeta. Devido ao clima seco, as crateras não contém traços de cursos d'água e também não permanecem escondidas por densa vegetação.

Essa imagem mostra a cratera Gosses Bluff localizada entre as cordilheiras Macdonnell, ao norte e James ao sul do território do Norte, aproximadamente a 160 km de Alice Springs.Esta é uma das mais estudadas entre as crateras australianas.
O agente impactador, um asteróide ou cometa, tinha aproximadamente 1 km de diâmetro e atingiu o local há 142 milhões de anos. O pequeno círculo isolado dentro da cratera tem aproximadamente 4.5 km de diâmetro.

Essa imagem foi feita no dia 20 de maio de 2003 pela tripulacão da Estacão Espacial Internacional (IIS) com uma câmera estática provida de uma teleobjetiva de 180 milímetros.

Mar Morto entre Israel e Jordânia

Surabaya, Indonésia

Bruxelas, Bélgica



Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud