Dúvidas sobre recepção dos satélites

Dúvidas sobre WeatherFax

Equipamentos para receber satélites

Equipamentos para receber cartas meteorológicas

Elementos orbitais atualizados

Conheça nosso Workshop

Fale Conosco
Como posso reconhecer os sinais emitidos pelos satélites meteorológicos ?
O som transmitido pelo satélite é muito característico, lembrando um apito com um "tic-toc" no fundo. Clique aqui e ouça uma transmissão típica.

Quais satélites meteorológicos podem ser recebidos em VHF?
Todos os satélites norte-americanos da série NOAA podem ser recebidos: NOAA-12, NOAA-15, NOAA-17 e o mais recente NOAA-18.
Alguns satélites russos como os METEOR 2-21 e 3-5 também podem ser captados e decodificados.

Em qual frequência transmitem os satélites meteorológicos ?
As freqüências usadas pelos satélites meteorológicos são 137.500 kHz para os satélites NOAA-12 e NOAA-15, 137.620 para o NOAA-17 e 137.9125 kHz para o NOAA-18.
Já os russos Meteor transmitem em 137.400 kHz.

Posso ver minha casa ou minha rua através das imagens dos satélites meteorológicos ?
Nenhum satélite meteorológico possui tamanha resolução, já que seu objetivo é a observação das massas de ar. A resolução dos satélites NOAA é da ordem de 2 kM, ou seja, para que seja visível, o objeto deve ter pelo menos este tamanho.

As imagens recebidas dos satélites meteorológicos são coloridas ?
Os satélites meteorológicos não transmitem imagens coloridas. É prática bastante comum a colorização artificial através de programas como Photoshop, Photopaint, etc.

É preciso antenas especiais para captação dos sinais dos satélites meteorológicos ?
Para a recepção dos sinais dos satélites da série NOAA ou METEOR uma simples antena externa tipo Plano-Terra serve perfeitamente para iniciar as experiências. Se quiser levar a atividade realmente a sério recomendamos o uso de uma antena do tipo quadrifilar-helix junto de um pré-amplificador de baixo ruído.

Qual tipo de rádio preciso para receber as imagens de satélites ?
Onde posso conseguir um ?
Qualquer receptor FM-VHF com boa sensibilidade que seja capaz de receber sinais entre 137 Mhz e 138 Mhz serve para receber os sinais dos satélites meteorológicos de forma experimental. Estes rádios podem ser comprados nos classificados dos jornais, na seção radioamadorismo.
Um excelente rádio, disponível nos EUA e feito especialmente para recepção de satélites, pode ser encontrado em www.hamtronics.com

Porque não ouço nada ao sintonizar as frequências dos satélites ?
Para ouvir os sinais é necessário que o satélite esteja ao alcance da estação receptora. Para saber quando isso acontece, é necessário rastrear o satélite através de um programa adequado como o Instantrack. Nosso Manual explica como usá-lo !

Não tenho muitos conhecimentos de eletrônica nem de informática mesmo assim gostaria de me iniciar nesta atividade. É muito difícil ?
O que nosso Manual propõe é a construção de uma estação de sensoriamento remoto experimental, capaz de receber as imagens dos satélites meteorológicos quando esses orbitam a localidade da estação. Apesar de ser um projeto simples, sua construção exige conhecimentos básicos de eletrônica e informática e se você não os tem, não aconselhamos a compra do produto pois sem eles será impossível realizar o experimento.



 
Site Meter     Política de Privacidade