V¡deo workshop de imagens espaciais e sensoriamento remoto
Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais
BUSCA

Você costuma fazer observações astronômicas do céu noturno?

 Sim - Estou sempre fazendo observações do céu

 Algumas vezes, quando dá tempo ou o céu está limpo

 Não - Não tenho binóculos nem telescópio

Resultado Anterior

Browse in EnglishNaviguer en Française
Imagens de satélite e sensoriamento remoto
SAIBA MAIS

Sistema Solar
O Sol
Mercúrio
Vênus
Terra
Marte
Júpiter
Saturno
Urano
Netuno
Plutão
Asteróides
Cinturão de Kuiper
Os cometas
Eclipse

Posição dos Planetas
Matérias publicadas

  • Voltar aos Temas

  • Mercúrio

  • Rotação: 58 dias
  • Translação: 87 dias
  • Diâmetro: 4878 km
  • Temp. Máxima: 427 C
  • Temp. Mínima: -173 C
  • Luas: 0
  • Composição da atmosfera: Helio, Sódio e Oxigênio


    Se um explorador andasse pela superfície de Mercúrio, veria um mundo semelhante ao solo lunar.

    Os montes ondulados e cobertos de poeira foram erodidos pelo constante bombardeamento de meteoritos.

    Existem escarpas com vários quilômetros de altura e centenas de quilômetros do comprimento. A superfície está ponteada de crateras.

    O explorador veria o Sol duas vezes e meia maior do que na Terra; no entanto, o céu é sempre negro porque Mercúrio praticamente não tem atmosfera e a que tem não é suficiente para causar a dispersão da luz.

    Se o explorador olhasse fixamente para o espaço, veria duas estrelas brilhantes. Veria uma com tonalidade creme, Vênus, e a outra azulada, a Terra.

    Antes da Mariner 10, pouco era conhecido sobre Mercúrio devido à dificuldade de o observar com os telescópios.

    Na máxima distância, visto da Terra, está apenas a 28 graus do Sol. Por isso Mercúrio só pode ser visto durante o dia ou imediatamente antes do nascer-do-Sol ou imediatamente depois do pôr-do-Sol.

    Quando observado ao amanhecer ou ao anoitecer, Mercúrio está tão baixo no horizonte, que a luz tem que passar através do equivalente a 10 vezes a camada da atmosfera terrestre que passaria se estivesse diretamente por cima de nós.


    A foto acima foi tirada pela sonda Mariner 10 no
    dia 29 de março de 1974. Cortesia NASA.


    Distâncias e Temperatura

    Mercúrio é o mais planeta mais próximo do sistema solar. Durante o afélio, a distância máxima ao Sol é de 77 milhões de quilômetros e durante o periélio é de 46 milhões.

    Devido à grande excentricidade de sua órbita, a temperatura eleva-se brutalmente quando está no periélio e de dia chega a atingir 430ºC. Durante a noite, do lado oposto, a temperatura cai para aproximadamente -180ºC, o que torna Mercúrio o planeta com a maior amplitude térmica do sistema solar.

    Imagens captadas por sondas mostram que Mercúrio é muito similar à Lua, devido à grande quantidade de crateras, no entanto sua composição química é muito parecida com a da Terra.

    Em Mercúrio não existe atmosfera, mas astrônomos já detectaram a presença de um tênue envólucro de hélio, que acredita-se tenha sido originado da transmutação de elementos radioativos como o Tório e Urânio, presentes nas rochas, podendo também ter sido levado pelo vento solar.

    Dados colhidos pela Mariner 10 em 1974 detectaram a existência de campo magnético, o que evidencia que o interior do planeta tenha núcleo metálico. Essa idéia é reforçada pela elevada densidade de Mercúrio, da ordem de 5,44 g/cm3.
    Na superfície esta densidade é de 2,4 g/cm3 o que supõe que seu núcleo tenha uma densidade de aproximadamente 6,5 g/cm3.

    Esses valores fazem supor que seu núcleo corresponda a 70% da massa total, além de mostrar que Mercúrio tem uma gravidade muito parecida com a de Marte, mesmo sendo menor ele.

    Com a gravidade quase o dobro da lunar e a sua grande proximidade do Sol, os impactos dos meteoritos são muito intensos, o que provoca deformações diferentes na superfície.

    Além disso, a gravidade mais intensa também faz com que a matéria arremessada percorra uma distância até vinte vezes menor que na Lua, modelando de forma diferente as crateras do planeta.









  • IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2008
    Política de Privacidade

    "O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud